Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Bandeira da OPEP ( Organização dos Países Exportadores de Petróleo). A organização aumentou o preço do petróleo em mais de 300% na sua crise.
O Brasil era governado, desde 1964, por um sistema militar, caracterizado pela repressão política, altos investimentos no crescimento industrial . No ápice da ditadura militar, no início da década de 1970, o Brasil passava por um período de milagre econômico, com taxas de crescimento anual do PIB beirando 8%, comandado por um governo centralizado, repressor e desenvolvimentista.
Entretanto, por causa de crises econômicas internacionais a partir de 1973 (crise do petróleo), o forte crescimento econômico brasileiro foi interrompido, e a pressão social passou a aumentar. Demandas da classe média por maiores liberdades, pelo fim da censura, pela anistia e pelo controle da inflação, foram desestabilizando o governo brasileiro até o fim da década. O governo passou a estruturar, então, uma lenta transmissão para a democracia. Iniciada pelo presidente Ernesto Geisel, em 1976, algumas liberdades foram devolvidas ao povo brasileiro, mas vagarosamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário